31 de julho de 2015

Como desinchar?!



O problema aparece em qualquer época do ano, mas agrava-se no calor. Além do mais, atrapalha a vida de quem quer exibir o corpão na praia. A retenção de líquidos, também conhecida como inchaço, é o resultado do acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, mãos, pés, tornozelos e barriga, causando grande desconforto e atrapalhando a forma física. Para saber mais sobre este tormento e buscar dicas para combater o problema, Donna buscou a ajuda da nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.
Segundo ela, para identificar a retenção de líquidos, é preciso prestar atenção aos sinais do corpo. Em geral, os membros inferiores, principalmente os tornozelos, são os que demonstram primeiro esta condição. Cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras, podem ser sintomas do inchaço.

– Outra maneira simples de notar a retenção de líquidos é quando percebemos a pressão das meias ou sapatos. Ao retirá-los deixam marcas na pele”.
A nutricionista explica que existem alimentos que podem causar ou agravar o problema. Entre os principais vilões, estão os que são fontes de sódio.
– Quando o nível desse mineral no organismo está elevado, alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água nas células e normalizar a situação. Nesse caso, evite alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos como presuntos, salsichas e demais alimentos industrializados. Até o sal de cozinha deve ser diminuído.
Cintya lembra que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois contém teor de sódio considerável, favorecendo a desidratação e inchaço. Os refrigerantes e as bebidas “zero açúcar e zero calorias” também costumam ser ricas em sódio. Vale a pena dar uma checada no rótulo. Para se ter uma ideia, pessoas com diagnóstico de hipertensão devem controlar o consumo de sódio, devido à sua comprovada ação na retenção de líquidos.
Para nos ajudar a combater esse problema, a nutricionista selecionou frutas com poder diurético e que possuem boa quantidade de nutrientes que contribuem para a eliminação de líquidos. Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água. Juntas, essas substâncias aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais.
Frutas para desinchar
Melancia – Conhecida pelo alto teor de água, a fruta é aliada da hidratação. Além do poder diurético, possui licopeno, uma substância que auxilia na prevenção contra o câncer, especialmente de próstata e mama.
Melão – Também é uma fruta diurética com propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento do corpo. Pelo alto teor de potássio, possui também ação cardioprotetora, ajudando a equilibrar os níveis de pressão arterial. É rica em fibras, que regulam o intestino, melhorando também o desconforto causado pela constipação.
Abacaxi – Poderosa no combate à retenção de líquidos, essa fruta ainda é rica em fibras que melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo o inchaço abdominal. Também tem uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão.
Pera – Além de auxiliar na eliminação de líquidos do organismo, possui pectina, uma fibra também relacionada ao melhor funcionamento intestinal e que está envolvida no controle glicêmico e do colesterol.
Limão – Rico em potássio, fibras e manganês, seu consumo reforça o sistema imunológico graças à quantidade de vitamina C.
Coco – Em sua água há grande quantidade de potássio e magnésio, o que auxilia na eliminação de líquidos retidos nas células.

Maçã – É uma fruta diurética natural, graças à quantidade de potássio e vitamina B6. Assim como a pera, possui pectina.


Confira uma receira de suco para desinchar, criado pela nutricionista Cintya Bassi.
Ingredientes:
¼ prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada
1 fatia grossa de melão
250 ml de água de coco. 
1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado
¼ de colher de sopa de suco de limão
¼ de maçã
Cubos de gelo

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, até que a mistura fique homogênea. Acrescente adoçante a gosto e beba em seguida.


Dica da Lua
Boa tarde borboletas, a melhor dica que tenho é beber bastante água. Outra dica é de família, e minhas Avós sempre diziam que funcionava. 

Receitinha da Lua
Uma bacia 
com maios menos 2 litros de água
 2 colheres de sobremesa de sal grosso

Modo de fazer:
Ferva água.
Coloque na bacia.
Coloque um pouco de água fria, até você sentir que aguenta por os pés.
Coloque sal grosso.
Banhe as pernas até a água mornar. 
Dica extra
Se pude coloque as pernas para cima, ou seja coloque elas em cima de travesseiro.

Minha mãe ainda faz isso, quando ela vê que nada esta funcionado. Diz, ela que funciona e ainda por cima relaxa. 
Borboletas, provavelmente este será o último post dessa semana. Mas vou sempre vir aqui, ver se vocês postaram alguma coisa no blogs. E vê se tem algum comentário. 

Tenha um ótimo fim de semana
Beijos da ☽ Lua  

4 comentários:

  1. Lua, é uma pena que vc tenha cancelado o seu blog que eu nem cheguei a ver, fiquei triste ;(

    Sobre o post li no livro "Eu Não Consigo Emagrecer" que 9 gramas de sal faz reter 1 litro de água no corpo!Então é preciso vigiar o sódio nos alimentos industrializados, eles colocam sódio até nos produtos doces!
    Sobre os sucos de todas as frutas que vc mencionou puras na centrífuga ficam excelentes, e li no livro "O Poderoso Caminho da Cura" que melão e melancia nunca devem ser misturados com outras frutas ou alimentos, são indigestos se misturados, mas pouca gente sabe disso.

    A tenho uma dica valiosa, o sal da línea:
    Sal Iodado Lite Salt 100g - Linea , que é um tipo de sal com redução de 66% no teor de sódio, indicado para todos que queiram reduzir o sódio e custa cerca de 4 reais o saleiro de 100 gramas.

    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Anita Perfeita, me desculpa. Mas acho que esse não é o momento de ter algo pessoal, mas eu fiz Backup dele, e esta guardado. Em breve coloco no ar de volta.

    Sobre a melancia: muitas pessoas tem uma certa tolerância dela, por causa daquelas raizes, que ela tem no meio. Na minha prima mesmo causa azia. Mas eu não sabia que melão não podia se misturar com outras frutas. MUITO BOM SABER DISSO.

    Que ótima dica Anita, vou por sua dica no próximo post!

    Agradeço a visita.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!
    Muito obrigada por visitar meu blog :)
    Gostei das dicas e acho super válido esse tipo de post, estarei lhe acompanhando
    Beijinhos! :*

    ResponderExcluir

Agradeço o comentário, minha Borboleta!!